Instruções do Exame

DIAGNÓSTICO MOLECULAR DO ENTEROVÍRUS

Instruções para paciente

O que é: trata-se de uma pesquisa através de biologia molecular do material genético (RNA) de Enterovirus.

Os enterovírus são membros da família Picornaviridae, pequenos vírus cujos material genético é constituído por RNA. São responsáveis por infecções sistêmicas e por diversas síndromes clínicas, incluindo meningite asséptica, encefalite, poliomielite, resfriado comum, estomatite, síndrome mão-pé-boca, faringite linfonodular, tonsilite, rinite, bronquiolite, pneumonia, miocardite, pericardite, doença exantemática febril, conjuntivite hemorrágica aguda e sepse neonatal. Coletivamente, os enterovírus são a causa mais comum de doença de trato respiratório alto em crianças. Complementando, os enterovírus são a causa mais comum de doença do Sistema Nervoso Central (SNC). Sua transmissão é frequentemente de um indivíduo a outro, pela via fecal-oral ou respiratória, embora a transmissão por meio de fomites também possa ocorrer. As crianças pequenas são os transmissores mais importantes destes vírus, sendo comumente causa de surtos nas famílias e nas escolas. Possui um período de incubação geralmente de 3 a 7 dias (variando de 12hs a 35 dias). Os materiais biológicos apropriados para pesquisa desses vírus são, portanto, swab nasofaringeo/orofaríngeo, liquor, liquido pleural e pericárdico, além de raspado de lesões mucosas ou cutâneas e de orofaringe, conforme a localização da síndrome clínica.

Sintomas: até o sétimo dia, porém, o mais recomendado é esteja entre o terceiro e quinto dia desde o início dos sintomas.

Coleta: swab nasofaríngeo, o mesmo swab para as duas narinas. Cortar swab e colocá-lo em solução salina presente no tubo de transporte. Manter swab cortado dentro do tubo de transporte.

O que detecta: detecta o material genético do patógeno Enterovirus na amostra biológica do paciente.

Qual a previsão de liberação: convênio e particular  no máximo 2 dias, a partir do momento da coleta.

O jejum de duas horas é necessário para evitar a ocorrência de vômito durante a coleta da amostra de nasofaringe.