Instruções do Exame

FISH PARA MIELOMA MÚLTIPLO

Instruções para paciente

Jejum: Não é necessário jejum ou cuidados especiais.

- O exame é realizado em material de medula óssea.
- Sangue periférico será aceito somente em casos excepcionais: se houver presença de plasmócitos no sangue periférico e o médico solicitante descrever claramente no pedido médico.


Orientações para o médico:
- A amostra deve ser colhida entre 13 e as 15 horas
- O prazo para entregar a amostra é até as 16 Horas (ATENÇÃO: após às 16:00 não será possivel transportar o material para apoio)
- A amostra só deve ser entregue no Núcleo técnico operacional (NTO) do laboratório - Rua padre Cicero 759, Centro

Interpretação e comentários:
O FISH para Mieloma Múltiplo (MM) foi elaborado para permitir a detecção das anormalidades genéticas mais frequentes nessa doença. As alterações são pesquisadas nos plasmócitos (células que estão com crescimento alterado nessa doença). As anormalidades mais encontradas são: deleção do gene MYB no cromossomo 6, deleção do gene ATM no cromossomo 11, deleção de regiões do cromossomo 13: na proximidade dos genes RB1 e LAMP1 e a deleção do gene TP53 no braço curto do cromossomo 17, a pesquisa dos rearranjos IGH/FGFR3, IGH/CCND1, IGH/MAF, IGH/MAFB. Este exame tem importância não apenas por questões prognósticas, mas também porque auxilia a orientação terapêutica.

Este exame tem logistica especial de transporte aéreo, logo ao valor do exame deve ser cotado com o LAMIC o custo de transporte.