Instruções do Exame

PESQUISA ANTIGÊNICA PARA INFLUENZA A INFLUENZA B E SARS COV 2

Instruções para paciente

O que é: trata-se de uma pesquisa imunocromatográfica de bancada que busca identificar a presença de antógenos dos vírus SARS-CoV-2 e Influenza A e Influenza B.

A influenza, também conhecida como gripe, é uma das doenças respiratórias mais prevalentes em todo o mundo. Existem quatro tipos de influenza: A, B, C e D, os dois primeiros infectam humanos e são responsáveis por epidemias sazonais. O vírus da Influenza tipo A é classificado em subtipos de acordo com as duas proteínas de superfície: Hemaglutinina (H) e neuraminidase (N). São 18 tipos de H e 11 de N, entretanto os subtipos que circulam rotineiramente em humanos são: H3N2 e H1N1. O vírus B tem 2 linhagens (Victoria e Yamagata). A correlação clínica com o histórico do paciente e outras informações são necessárias para determinar o diagnóstico. Resultados positivos não excluem infecção bacteriana ou coinfecção com outros vírus não testados e o agente detectado pode não ser a causa definitiva da doença. Os resultados negativos não descartam a possibilidade de infecção por VSR e não devem ser usados como base única para as decisões de tratamento dos pacientes.

Sintomas: até o sétimo dia, porém, o mais recomendado é esteja entre o terceiro e quinto dia desde o início dos sintomas.

O que detecta: detecta os antígenos dos patógenos vírus Influenza A, vírus Influenza B e Coronavírus SARS-CoV-2 na amostra biológica do paciente.

Qual a previsão de liberação: mesmo dia da coleta.