Instruções do Exame

DIAGNÓSTICO MOLECULAR DO HERPES SIMPLEX I e II

Instruções para paciente

O que é: trata-se de uma pesquisa através de biologia molecular do material genético (DNA) dos vírus Herpes simplex 1 e Herpes simplex 2.

Os Herpes simples vírus (HSV) dos tipos 1 e 2 estão relacionados a uma grande variedade de manifestações clínicas, variando desde uma estomatite leve até uma doença fatal. Herpes vírus de tipo 1: infecta as membranas mucosas do olho, a boca e as junções mucocutâneas da face, e é também uma das causas mais comuns de encefalite esporádica grave nos adultos. Herpes vírus de tipo 2: associado com lesões genitais mucocutâneas; o herpes genital.Lesões mucocutâneas podem ser graves e de evolução prolongada no paciente imunocomprometido. O uso da PCR é necessário nos casos de: - Encefalite herpética: apresenta sensibilidade em detectar o DNA do HSV no líquor de 98% e a especificidade de 99%. A PCR é, atualmente, o método "padrão-ouro" recomendado para o seu diagnóstico. - Síndromes neurológicas em pacientes com AIDS (apesar de incomum) ou nos pacientes com meningites recorrentes. - Suspeita de herpes neonatal (líquor, aspirado nasofaríngeo). - Presença de lesões cutâneas de etiologia indefinida ou duração prolongada.

O que detecta: detecta o material genético dos patógenos Herpes simplex 1 e Herpes simplex 2 na amostra biológica do paciente.

INSTRUÇÕES PARA COLETA:

- Permanecer no mínimo 8 horas sem higiene local para coleta peniana, anal ou genitália externa feminina;
- Se coleta uretral, permanecer 4 horas sem urinar;
- Não estar menstruada;
- Aguardar 48 horas após o término da menstruação para realizar a coleta.

Nas 72 horas que antecedem a coleta:

- Não fazer exame digital (toque) ou assepsia endovaginal;
- Manter abstinência sexual, com ou sem uso de preservativos;
- Não usar creme/óvulo vaginal, ducha ou realizar lavagem interna (endovaginal);
- Não fazer ultrassom transvaginal ou colposcopia; Caso pretenda realizar colposcopia, fazer a coleta da citologia líquida antes da aplicação do ácido acético ou iodo;
- Não fazer peniscopia.

Qual a previsão de liberação: convênio e particular  no máximo 3 dias, a partir do momento da coleta.