Instruções do Exame

DIAGNÓSTICO MOLECULAR DO MYCOPLASMA HOMINIS E M. GENITALIUM

Instruções para paciente

O que é: trata-se de uma pesquisa através de biologia molecular do material genético (RNA/DNA) de duas espécies de Mycoplasma.

Além de agente causador de uretrite, o M. genitalium tem sido implicado em uretrite crônica, doença inflamatória pélvica e doenças articulares. Embora o M. hominis também possa ser encontrado no trato urogenital de pacientes saudáveis, tem sido cada vez mais implicado na patogênese de infecções urogenitais. Estudos experimentais e clínicos associam o M. hominis com pielonefrite aguda, estando presente em até 10% dos casos. Possui forte associação com vaginose bacteriana, estando presente em 2/3 dos caso. Da mesma forma, diversos estudos o correlacionam com doença inflamatória pélvica e febre puerperal. Mycoplasmas causam infecções do trato genitourinário, por vezes de difícil diagnóstico. O diagnóstico das infecções urogenitais por Mycoplasma é difícil, uma vez que podem estar presentes como flora comensal no trato reprodutivo de indivíduos assintomáticos ou em pacientes com sintomas inespecíficos. O exame é indicado para diagnóstico de infecções do trato gênito-urinário em ambos os sexos.

O que detecta: detecta o material genético dos patógenos Mycoplasma genitalium e Mycoplasma hominis na amostra biológica do paciente.

Qual a previsão de liberação: convênio e particular  no máximo 3 dias, a partir do momento da coleta.

INSTRUÇÕES PARA COLETA:

- Permanecer no mínimo 8 horas sem higiene local para coleta peniana, anal ou genitália externa feminina;
- Se coleta uretral, permanecer 4 horas sem urinar;
- Não estar menstruada;
- Aguardar 48 horas após o término da menstruação para realizar a coleta.

Nas 72 horas que antecedem a coleta:

- Não fazer exame digital (toque) ou assepsia endovaginal;
- Manter abstinência sexual, com ou sem uso de preservativos;
- Não usar creme/óvulo vaginal, ducha ou realizar lavagem interna (endovaginal);
- Não fazer ultrassom transvaginal ou colposcopia; Caso pretenda realizar colposcopia, fazer a coleta da citologia líquida antes da aplicação do ácido acético ou iodo;
- Não fazer peniscopia.