DIAGNÓSTICO MOLECULAR DO MYCOPLASMA PNEUMONIAE
Instruções para paciente
O que é: trata-se de uma pesquisa através de biologia molecular do material genético (RNA/DNA) de Mycoplasma pneumoniae.Sintomas: até o sétimo dia, porém, o mais recomendado é esteja entre o terceiro e quinto dia desde o início dos sintomas.
Coleta: swab nasofaríngeo, o mesmo swab para as duas narinas. Cortar swab e colocá-lo em solução salina presente no tubo de transporte. Manter swab cortado dentro do tubo de transporte.
O Mycoplasma pneumoniae é geralmente confinado ao trato respiratório, podendo responder por até 30% dos casos de pneumonia, sendo a traqueobronquite a sindrome mais frequentemente observada. O teste para a detecção do genoma do M. pneumoniae é um ensaio qualitativo de diagnóstico in vitro para a detecção deste microorganismo em amostras clínicas. O M. pneumoniae é o agente mais comum entre os germes atípicos associado a um quadro de pneumonia comunitária. Na maioria das vezes é subestimado pelo difícil diagnóstico. Acomete preferencialmente escolares, adolescentes e adultos jovens. Os sintomas são generalizados, ocorrendo normalmente faringite, traqueobronquite, podendo ou não haver acometimento do trato respiratório baixo. Inicialmente, há um infiltrado intersticial localizado, que pode evoluir com preenchimento alveolar difuso. Derrame pleural é muito incomum. Hipoxemia pode estar presente, com evolução franca para insuficiência respiratória em alguns casos. Manifestações articulares, hematológicas, hepáticas, renais, oculares e pancreáticas podem estar associadas. As limitações dos testes laboratoriais disponíveis levou ao desenvolvimento de técnicas de amplificação de seu DNA, que apresentam sensibilidade de 92% e especificidade de 100%. Um resultado positivo (detectado) significa a presença do M. pneumoniae no espécime clínico investigado. Entretanto, os resultados do teste devem ser usados em conjunto com dados clínicos e outros marcadores laboratoriais como um indicador prognóstico da doença (infecção ativa) e para seguimento de terapia.
O que detecta: detecta o material genético do patógeno Mycoplasma pneumoniae na amostra biológica do paciente.
Qual a previsão de liberação: convênio e particular no máximo 2 dias, a partir do momento da coleta.
O jejum de duas horas é necessário para evitar a ocorrência de vômito durante a coleta da amostra.