DIAGNÓSTICO MOLECULAR DA NEISSERIA GONORRHOEAE E CHLAMYDIA TRACHOMATIS
Instruções para paciente
O que é: trata-se de uma pesquisa através de biologia molecular do material genético (RNA/DNA) de 2 patógenos, Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae.As ISTs causadas pelas bactérias Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis na maioria das vezes estão associadas. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a PCR é o teste de escolha para este diagnóstico. Neisseria gonorrhoeae é o agente da Gonorreia ou Blenorragia. Apresenta transmissão sexual e pode ser transmitida verticalmente ao recém-nascido (conjuntivite). Parte dos infectados é assintomático, principalmente mulheres. Infecções não tratadas evoluem com prostatite, epididimite e estreitamento uretral em homens, doença inflamatória pélvica e esterilidade em mulheres. Um resultado negativo não exclui a possibilidade de infecção. Persistindo suspeição clínicas de infecção gonocócica ou por clamídia, amostras adicionais devem ser coletadas.
O que detecta: detecta o material genético dos patógenos Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae na amostra biológica do paciente.
Qual a previsão de liberação: convênio e particular no máximo 3 dias, a partir do momento da coleta.
INSTRUÇÕES PARA COLETA:
- Permanecer no mínimo 8 horas sem higiene local para coleta peniana, anal ou genitália externa feminina;
- Se coleta uretral, permanecer 4 horas sem urinar;
- Não estar menstruada;
- Aguardar 48 horas após o término da menstruação para realizar a coleta.
Nas 72 horas que antecedem a coleta:
- Não fazer exame digital (toque) ou assepsia endovaginal;
- Manter abstinência sexual, com ou sem uso de preservativos;
- Não usar creme/óvulo vaginal, ducha ou realizar lavagem interna (endovaginal);
- Não fazer ultrassom transvaginal ou colposcopia; Caso pretenda realizar colposcopia, fazer a coleta da citologia líquida antes da aplicação do ácido acético ou iodo;
- Não fazer peniscopia.