Instruções do Exame

PORFOBILINOGÊNIO QUANTITATIVO

Instruções para paciente

Jejum
Não é necessário.


O exame é realizado na amostra de urina 24h.
Utilizar frasco sem conservante e protegido da luz fornecido pelo laboratório para coleta de urina 24h.
Refrigerar desde o início da coleta.
Ao acordar esvaziar a bexiga, jogando fora esta urina (não armazenar no frasco da coleta). Anotar o horário. Este é o horário de início da coleta.
A partir desse momento coletar todo o volume de todas as urinas e armazenar no frasco próprio até completar 24 horas.
Às 24 horas se completam no horário que esvaziou a bexiga no dia anterior, e não no horário que começou a coletar a urina.
Ao término da coleta de urina, comparecer ao laboratório para a entrega da mesma. Não perder nenhum volume de urina durante a coleta. Se esquecer de coletar alguma urina, interrompa a coleta, despreze o material e reinicie o procedimento.
Não fazer esforço físico durante a coleta.
Manter sua rotina diária.
Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.
Mulheres: não realizar a coleta no período menstrual.
Para coleta domiciliar:
O frasco para a realização desse exame deve ser retirado pelo cliente ou responsável em uma de nossas lojas ou adquirido em farmácias.
O material deverá ser entregue ao colhedor no momento do atendimento domiciliar.
Se não for possível, o cliente ou responsável deverá entregar o material posteriormente, em uma de nossas lojas.


Comentários
O porfobilinogênio (PBG) e o ácido aminolevulínico (ALA) são precursores das porfirinas, altamente solúveis em água, que concentram-se na urina. Na suspeita de porfiria neuropsiquiátrica aguda, o teste laboratorial mais indicado é a pesquisa de porfobilinogênio (PBG) em amostra de urina recente. Resultados falso- positivos ocorrem na presença de fenotiazinas, metildopa, urobilinogênio e ofloxacin.
Recomenda-se, ainda, uma segunda amostra de PBG em urina recente para confirmação em caso de primeira amostra positiva. Na avaliação de porfiria neuropsiquiatricas crônica, o teste mais apropriado é da dosagem do PBG em urina de 24 horas.
Deve-se lembrar que excreção aumentada de PBG pode estar ausente no período intercrítico. A distinção dentre as formas neuropsiquiátricas é tradicionalmente baseada na análise fecal.