Instruções do Exame

PAINEL RESPIRATÓRIO PARA DETECÇÃO DE 24 PATÓGENOS

Instruções para paciente

O que é: trata-se de uma pesquisa através de biologia molecular do material genético (RNA/DNA) de 24 patógenos.

As Infecções Respiratórias Agudas (IRA) encontram-se entre as doenças mais frequentes em nosso meio e são uma das principais causas de consulta médica e hospitalização. Em 2002, a OMS (Organização Mundial de Saúde) estimou que 4,9 milhões de mortes por ano eram causadas por IRA, sendo a primeira causa de morte infantil. O resultado deste exame é importante para conduta médica de tratamento e internação principalmente em crianças. O resultado deve ser correlacionado a clínica do paciente.

Sintomas: até o sétimo dia, porém, o mais recomendado é esteja entre o terceiro e quinto dia desde o início dos sintomas.

Coleta: swab nasofaríngeo, o mesmo swab para as duas narinas. Cortar swab e colocá-lo em solução salina presente no tubo de transporte. Manter swab cortado dentro do tubo de transporte.

O que detecta: detecta o material genético dos patógenos vírus Influenza A, vírus Influenza A  subtipo H3, vírus Influenza A  subtipo H1N1, vírus Influenza B, Adenovírus, Bocavírus, Coronavírus 229E, Coronavírus HKU-1, Coronavírus OC43, Coronavírus NL63, Coronavírus SARS, Coronavírus SARS-CoV-2, Enterovírus, Metapneumovírus A/B, vírus Parainfluenza 1, vírus Parainfluenza 2, vírus Parainfluenza 3, vírus Parainfluenza 4, vírus Sincicial Respiratório - subtipo A, vírus Sincicial Respiratório - subtipo B, Rinovírus, Bordetella pertussis, Bordetella parapertussis e Mycoplasma pneumoniae na amostra biológica do paciente.

Qual a previsão de liberação: convênio e particular  no máximo 2 dias, a partir do momento da coleta.